segunda-feira, 15 de maio de 2017

Dieta Diária - Como Organizar Se Não Tenho Tempo?




Como assegurar uma dieta alimentar saudável quando se é uma mãe bastante ocupada?

O ritmo de trabalho e a correria diária, levam muitas mães a não terem tempo para confeccionar dietas saudáveis e equilibradas para seus filhos.
Entretanto, a infância e a adolescência são fases da vida em que as exigências cognitivas e físicas são de máxima importância.

Sendo assim, assegurar uma dieta que vá de encontro a essas necessidades é importante.

Sendo assim sugiro algumas estratégias que irão te ajudar a contornar este problema.
     
A relação entre nutrição, crescimento e desenvolvimento é essencial na vida de todas crianças e adolescentes, uma vez que comer, crescer e desenvolver, sendo fenômenos diferentes, são contudo interativos, interdependentes e inseparáveis.

Deste modo, é crucial não ignorar as necessidades específicas desta faixa etária. Além dos motivos já apresentados, é também nesta fase que aumentam as exigências a nível físico e cognitivo, onde começam a surgir uma maior autonomia na escolha dos alimentos, e onde o grupo de amigos começa a influenciar comportamentos e escolhas alimentares.

Assim, é de máxima importância que os pais, em casa, promovam uma boa educação alimentar e proporcionem alimentos saudáveis, apresentando-os de forma apetecível, tentando contornar as escolhas menos interessantes e preferidas das crianças e adolescentes.

O ritmo do trabalho e a “correria” do dia a dia, leva a que as mães disponham de menos tempo que o necessário para confeccionar refeições mais pormenorizadas.

Deveria haver maior atenção no modo de cocção, gorduras utilizadas, pratos escolhidos, etc.

Sendo assim, é feita a opção majoritária por pratos simples e rápidos, muitas vezes muito pouco saudáveis e nutricionalmente desequilibrados, diminuindo o tempo gasto na cozinha e evitando as contrariedades dos seus filhos, que nem sempre apreciam os alimentos mais saudáveis.

Contudo, o que parece ser o melhor dos dois mundos (rapidez e ausência de contrariedades), a longo prazo pode originar graves problemas de saúde, tais como obesidade, diabetes, entre outros, que levará a que o tempo despendido em tratamentos e consultas seja muito maior, acrescendo os gastos monetários e o inevitável desgaste emocional.

Assim, há que se voltar as atenções para a dieta alimentar dos mais novos e contornar as dificuldades de horários! Através de algumas estratégias, todos estes problemas podem ficar resolvidos num abrir e fechar de olhos. Neste sentido, passo algumas das dicas mais importantes:

  • Planeje e organize as refeições para toda a semana, poupando as idas constantes e desnecessárias ao supermercado e poupando o tempo que passa diariamente para decidir cada refeição;
  • Faça várias refeições no mesmo dia, aquele em que tenha mais tempo, separe por caixinhas em porções individuais, e congele. Faça o mesmo com a sopa.
  • Tenha sempre vegetais disponíveis para rapidamente preparar uma refeição de última hora.



  • Tenha sempre em casa snacks saudáveis e fáceis, quer para montar as lancheiras dos seus filhos, quer para quando eles cheguem em casa cheios de fome! Opte por gelatinas, mini queijinhos, frutos secos e frutas, por exemplo.
  • De modo a facilitar a integração dos vegetais no prato, deixe-os preparados (lavados e cortados), num dia da semana que tenha mais tempo. Assim, nos dias mais ocupados irá despender muito menos tempo na cozinha.



Em suma, planejamento e gestão do dia a dia são critérios fundamentais para que uma mãe dedicada e preocupada com a saúde e bem-estar dos seus filhos, no meio do turbilhão em que muitas vezes a sua vida se transforma, consiga ultrapassar as dificuldades.

Assim irá contribuir para que crianças e jovens bem alimentados se tornem adultos mais saudáveis, mais fortes e com maior capacidade para encarrar os desafios que os esperam.

Assim como mais preparados para continuarem uma alimentação saudável que os afastem das temíveis doenças da humanidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário